segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Dicionário de Língua Portuguesa na internet

Se não tiverem por perto um dicionário de papel, podem usar a internet para consultar o Dicionário Priberam de Língua Portuguesa. Na apresentação, pode ler-se o seguinte.

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP) é um dicionário de português europeu (de Portugal) que contém cerca de 97 000 entradas lexicais, incluindo locuções e fraseologias, e que permite a consulta de definições, com sinónimos e antónimos por acepçãoaceção, subentradas e locuções. Em alguns casos é também possível consultar informação sobre a origem da palavra e a sua pronúncia, sobre a conjugação verbal e sobre equivalentes de e para espanhol, francês e inglês.

Imaginando que estão interessados em saber o significado de “imarcescível”, por exemplo, é só escrever no espaço à esquerda do botão “Ver definição” a palavra cujo significado desejam conhecer, premindo, de seguida, o referido botão. É claro que não vamos divulgar aqui o significado: isto é um blogue, não é um dicionário.
Extremamente útil é a possibilidade de, no caso dos verbos, cada entrada dar acesso à conjugação, usando a ligação “Conjugar”.

Sem comentários:

Enviar um comentário