quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Livros lidos: O Diário de Anne Frank



Autor : Anne Frank

Editora : Editora livros do Brasil

Local e ano de edição : Publicado pela primeira vez em 1947

É um livro de temática histórica.











Breve Resumo: Anne Frank foi a autora e a protagonista deste diário. Alemã com origem judaica, viveu na altura da Segunda Guerra Mundial. Ela teve que viver com a sua família e mais quatro pessoas dentro de um anexo secreto durante vinte e cinco meses. Anne tinha 13 anos quando começou a escrever este diário. Ao ínicio, ela faz uma descrição de uma vida normal: escola, amigos.
No anexo secreto, as relações entre as pessoas iam variando, tornando-se muitas vezes complicadas. Anne só tinha uma confidente, Kitty (o seu diário), e contava-lhe tudo o que acontecia, as brigas, as brincadeiras, as notícias na rádio, os assaltos, a fraca alimentação, os estudos e, sobretudo, a saudade que sentia de ser livre outra vez e o medo de serem apanhados.
No dia 4 de agosto de 1944, o anexo secreto foi descoberto e todas as pessoas que lá viviam, bem como duas pessoas que os ajudavam foram presas. Este diário foi encontrado pelo seu pai, Otto Frank, após a guerra e publicou-o em 67 línguas.
A minha opinião: Anne é simplesmente uma pré-adolescente que, apesar de todas as privações, olha para a vida a sorrir. Gostei muito deste livro e muda completamente a opinião das pessoas sobre as guerras existentes no mundo. Fiquei desiludida por Anne ter morrido no fim do livro, mesmo faltando dois meses para a guerra acabar.
Aconselho vivamente toda a gente a lê-lo, porque é muito interessante.

Daniela Oliveira, nº 7 - 8º A

Sem comentários:

Enviar um comentário