quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Biblioteca Nietzsche disponibiliza 21 livros para download gratuito



Nietzsche é um dos pensadores mais influentes da filosofia contemporânea. Conceitos como “vontade de potência”, “niilismo”, “amor-fati” e “super homem” modificaram a maneira de perceber o sujeito e a sua maneira de lidar com a realidade. Autores como Foucault, Deleuze, Guattari, Bourdieu e Lyotard utilizam os seus conceitos para desconstruir o mundo, inverter as relações de poder e subverter os valores.
Por ser um autor influente, a produção académica a respeito da sua obra é vasta. São milhares de artigos, dissertações, teses e livros de comentaristas, explorando cada detalhe de sua escrita, cada conhecimento que as suas conclusões podem gerar. Foi com o objetivo de concentrar as obras de Nietzsche, de pesquisadores e comentaristas nietzschianos, que a revista eletrónica Colunas Tortas criou a biblioteca Nietzsche.
São mais de 50 títulos entre artigos, dissertações, teses, livros de comentaristas e livros do próprio autor alemão que compõe este projeto colaborativo. O esforço inicial de – no mínimo – 10 títulos adicionados semanalmente prevê uma biblioteca com mais de 300 títulos até o final do ano.
Neste projeto, a obra do filósofo alemão é abordada por inteiro: não há nenhuma restrição a respeito dos temas que compõem as publicações disponibilizadas na biblioteca e nenhuma preferência por algumas instituições académicas em detrimento de outras. Desta forma, títulos de diversos autores em diversas universidades estão disponíveis para download e leitura online.
A biblioteca Nietzsche não foi criada a partir do nada: o site já possui extensa discussão a respeito dos conceitos do autor e grande apreço pela sua obra.
Para explorar a biblioteca Nietzsche clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário