quarta-feira, 30 de março de 2011

Centro Virtual Camões: para gente de todas as idades

O Instituto Camões é uma instituição dependente do Ministério dos Negócios Estrangeiros e tem como objectivo contribuir para a divulgação da língua portuguesa, através de várias actividades.
O Centro Virtual Camões é uma das criações do referido Instituto e é a nossa visita de hoje. Se é certo que a maior parte dos conteúdos é destinada aos professores de Português ou a estrangeiros que desejam aprender Português, há muitos materiais interessantes para todos e de todas as idades.
À direita, está o acesso à Biblioteca Digital Camões. Aí, há a possibilidade de descarregar vários livros e revistas para o computador. Os temas são variados: Arte, Literatura, Ciência ou História, entre muitos outros. Como aperitivo, fiquem a saber que é possível obter uma edição do Auto da Barca do Inferno.
Do lado esquerdo, a ligação Aprender dá acesso a vários jogos e actividades para diversos níveis etários. Pode-se escolher o jogo da forca para aumentar o vocabulário ou testar a compreensão de textos, através da escolha múltipla.
Clicando em Conhecer, podemos consultar bases de dados sobre temas como a Ciência em Portugal ou o Cinema Português, visitar exposições virtuais, passear pelo mapa etno-musical português, obter informações sobre passeios em Portugal ou conhecer efemérides culturais.

Sem comentários:

Enviar um comentário