sexta-feira, 11 de março de 2011

Portal da Língua Portuguesa








O Portal da Língua Portuguesa é um repositório organizado de recursos linguísticos. Pretende ser orientado tanto para o público em geral como para a comunidade científica, servindo de apoio a quem trabalha com a língua portuguesa e a todos os que têm interesse ou dúvidas sobre o seu funcionamento. Todo o conteúdo do Portal é de livre acesso e está em constante desenvolvimento. 
Neste espaço, o recurso central é o Vocabulário Ortográfico do Português, onde é possível encontrar todas as informações relativas à flexão e à ortografia das palavras, já de acordo com o novo Acordo Ortográfico.
Imaginem que têm dúvidas acerca de uma forma verbal: escreve-se quis ou quiz? Se escreverem “quiz” na caixa de diálogo no canto superior direito e premirem o botão “OK”, aparecerá o resultado que podem ver mais abaixo. Ficarão a saber que é “quis”.

Para além disso, existem várias bases de dados como o Dicionário de Gentílicos e Topónimos, o Dicionário de Estrangerismos ou o Dicionário de Nomes Deverbais, entre outros recursos que merecem ser conhecidos e explorados.
Não sabem o que significa “gentílicos” ou “topónimos”? Aproveitamos para lembrar que, neste vosso blogue, aqui do lado direito, em “Ligações”, já está acessível o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário