quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Prémio Nobel da Literatura

Prémio Nobel da Literatura 2018

Olga Tokarczuk


Olga Tokarczuk nasceu em Sulechów, uma pequena cidade polaca, em 1962. Formada em Psicologia, publicou o seu primeiro livro em 1989, uma coletânea de poesia intitulada Miasta w lustraché, seguindo-se os romances E. E. e Prawiek i inne czasy, tendo sido este último um sucesso.
A partir daí, a sua prosa afastou-se da narrativa mais convencional, aproximando-se da prosa breve e do ensaio.
Uma das mais apreciadas autoras de hoje, a obra de Olga Tokarczuk tem sido alvo de várias distinções, nacionais e internacionais. Recebeu por duas vezes o mais importante prémio literário do seu país, o prémio Nike; em 2018, foi finalista do prémio Fémina Estrangeiro e vencedora do Prémio Internacional Man Booker. Os seus livros estão traduzidos em trinta línguas.


Prémio Nobel da Literatura 2019

Peter Handke 



 Peter Handke nasceu na Áustria, em 1942. A sua obra literária que desenvolveu-se  entre a ficção, a narrativa e o teatro. Peter Handke é um dos maiores autores da literatura contemporânea, que se destacou também no ensaio, na prosa de reflexão e na poesia. Muitos dos títulos que o tornaram célebre foram traduzidos para português. Entre eles, A Angústia do Guarda-Redes Antes do Penalty, Uma Breve Carta para um Longo Adeus, Para uma Abordagem da Fadiga, O Chinês da Dor, Numa Noite Escura Saí da Minha Casa Silenciosa, ou Poema à Duração. No cinema, para além de uma grande e estreita colaboração com o realizador Wim Wenders, destaca-se a realização dos filmes A Ausência e A Mulher Canhota.



Sem comentários:

Enviar um comentário