O dia do Domínio Público é celebrado todos os anos a 1 de Janeiro, altura em que as obras daqueles autores que morreram há 70 anos deixam de ter direitos patrimoniais. Significa isto que qualquer pessoa pode copiar, partilhar, ou recriar tais obras.
A Public Domain Review costuma publicar um post, no final de cada ano, com uma lista de autores que entram em domínio público no ano seguinte. Este ano, entraram em domínio público na Europa (e portanto em Portugal) March Bloch; Edvard Munch; Filippo Tommaso Marinetti; Antoine de Saint-Exupéry; Wassily Kandinsky; Glenn Miller; Piet Mondrian entre outros.
A Associação Ensino Livre publica agora a lista de autores portugueses, cujas obras entraram em domínio público em 2015.
Foram colocados links para sites onde as obras já estão disponíveis. Com o nome do autor e da obra também será fácil ao leitor encontrar os livros em várias bibliotecas.
Infelizmente, nos EUA, nenhuma obra entrará em domínio público até 2019 devido à lei de 1976. A Duke University costuma fazer todos os anos um post com a listagem das obras que poderiam ter entrado em domínio público e que pode ser vista aqui.
Ler o resto no site Associação Ensino Livre
Sem comentários:
Enviar um comentário